As Forças Armadas do Brasil estão aos poucos abrindo espaço para que as mulheres sigam carreira militar, estudando até mesmo a proposta de oficializar o alistamento voluntário. Ainda é limitado o público feminino no Exercito, Marinha e Aeronautica, mas as Forças Armadas do Brasil tem procurado driblar todos os preconceitos e disponibiliza cargos que combinem com as oficiais.
Hoje, as mulheres ingressam nas Forças Armadas Brasileiras por títulos ou concurso. Lembrando que o serviço militar feminino foi regularizado em 1996, autorizando que as mulheres permanecessem nos quartéis para cumprir atividades de treinamento
As mulheres do Exercito Brasileiro começaram a ser admitidas em 1980, assumindo patentes de soldado e cabo. O Ministério da Defesa quer mudar um pouco esse sistema, permitindo o recrutamento de mulheres como soldados rasos, que poderão subir de patente dentro do próprio Força Armada do Brasil.
Com o alistamento feminino liberado, mulheres a partir de 18 anos podem assumir o cargo de recruta nas Forças Armadas Brasileiras, sua inscrição sendo voluntária. A discussão sobre a participação feminina nas FAB ainda está em aberto, é necessário fazer algumas análises antes da tomada de qualquer decisão. Atualmente são 320 mil cadetes femininas FAB, mas a tendência é que esse índice aumente com a aprovação do alistamento militar feminino 2010.
Disponível em http://www.mundodastribos.com/alistamento-militar-feminino-2010.html acesso em 03 novembro 2011
Disponível em http://www.mundodastribos.com/alistamento-militar-feminino-2010.html acesso em 03 novembro 2011
Por que voce escolheu o assunto carreira militar?
ResponderExcluir